Crowdfunding. Os projetos portugueses que venceram em 2013

Procuraram dinheiro na plataforma Indiegogo e conseguiram, sempre acima dos objetivos iniciais

30/12/2013 | 17:07 | Dinheiro Vivo            

Na era do ‘crowdfunding’, ainda são poucos os projetos portugueses que procuram financiar-se desta maneira. E são menos ainda aqueles que realmente conseguem dinheiro em plataformas de financiamento comunitário.

Como o KickStarter é só para empresas norte-americanas, a maioria dos empreendedores escolhe a Indiegogo, apesar de haver outras plataformas para a Europa. De um total de oito projetos que conseguiram atingir os objetivos e receber o montante total de financiamento, a maioria são de cariz privado – aquela viagem a África para filmar a natureza ou capital para produzir fotografias belíssimas em sítios estranhos. Estes são os que fazem a diferença: negócios que arranjaram investimento este ano e que estão ou estarão disponíveis em 2014:

1. Lapa – Your social lost and found Este é o projeto português mais bem sucedido do ano na plataforma Indiegogo. Teve duas rondas de financiamento, ambas com desfecho positivo, que tornaram em produtos reais a invenção da start-up Lapa Studio: pequenos aparelhos, “lapas”, que servem para localizar todo o tipo de objetos. As “lapas” usam tecnologia sem fios Bluetooth, mas também recorrem aos amigos de uma rede social própria para localizar objetos perdidos.

Leia mais: Lapa. Os perdidos e achados da era digital

A primeira ronda decorreu entre setembro e outubro de 2013 e terminou com 827 financiadores, que angariaram 76,702 mil dólares (o objetivo era 75 mil dólares). A segunda ronda de financiamento, na verdade uma extensão da campanha original, pedia mais 10 mil dólares em quatro semanas. Conseguiu 21,982 mil dólares de 414 financiadores. A empresa conseguiu assim entrar na fase de produção massiva dos gadgets, que já podem ser encomendados no seu site.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s